Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Supremo Tribunal Federal não conhece Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ajuizada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul

há 5 anos

Na última terça-feira, dia 12 de fevereiro de 2019, O Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal - STF, não conheceu à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 564, ajuizada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul em face dos atos administrativos do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, do Conselho Nacional do Ministério Público –CNMP, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – TJRS e do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul – MPRS, com fulcro nos artigos 102, parágrafo primeiro, e 103, inciso V, da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, bem como no artigo , inciso I, da Lei nº 9.882/1999.

Nos autos da ADPF, o Governo gaúcho defendeu que a automaticidade de reajuste/aumento de servidores públicos, sem a competente Lei Estadual autorizativa, violaria preceitos fundamentais relacionados à separação e harmonia dos poderes (artigo e inciso III do parágrafo quarto do artigo 60 da CRFB/88), do pacto federativo (artigos , 18 e inciso I do parágrafo quarto do artigo 60 da CF), da legalidade (inciso II do artigo da CRFB/88), da legalidade estrita (artigo 37, caput e inciso X, da CF) e da regra constante no inciso V do artigo 93 da Constituição Federal brasileira.

Porém, para Ministro Relator Ricardo Lewandowski, por faltar-lhe o requisito legal da subsidiariedade, extrínseco ao meio jurídico utilizado pelo Demandante, tendo em vista que a ordem constitucional contempla outros institutos jurídicos aptos a sanar, com a efetividade necessária, a ofensa aos preceitos fundamentais, como as Ações Diretas de Constitucionalidade e Inconstitucionalidade (ADI e ADC), é inadmissível a utilização de ADPF no caso concreto, razões pelas quais não conheceu da ação proposta.

Ademais, segundo o site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – TJRS, após a distribuição da ADPF, o Presidente do TJRS, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, teve audiências/reuniões com o Ministro Luiz Fux, na ocasião no exercício da Presidência do STF, e com o próprio Ministro Relator Ricardo Lewandowski, oportunidade em que “o Desembargador defendeu a legalidade da automaticidade. Fux, no exercício da Presidência, entendeu que o caso não se enquadrava nas hipóteses previstas no art. 13, VIII, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, e remeteu o feito à análise do relator Lewandowski”.

Por derradeiro, impende ressaltar que a em face de tal decisão ainda é passível a oposição/interposição de recursos, bem como o Estado do Rio Grande do Sul atravessa, talvez, o momento mais difícil de sua história, com graves prejuízos a todos os setores e instituições, bem como diante da crise comercial, financeira, econômica, estrutural, institucional e outras.

  • Publicações16
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-tribunal-federal-nao-conhece-arguicao-de-descumprimento-de-preceito-fundamental-ajuizada-pelo-governador-do-estado-do-rio-grande-do-sul/676135871

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança Infância e Juventude

Sousa Advogados, Advogado
Artigoshá 9 meses

Quem está de Regime Semiaberto dá direito à Auxílio Reclusão?

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 5 anos

Ministro rejeita ação contra atos que concederam aumento automático a membros do Judiciário e do MP estaduais

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 5 meses

Petição Inicial - TJCE - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar (Matrícula Escolar - 2019) - Agravo de Instrumento - de Colégio Shalom

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)