Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Usucapião Extrajudicial nos Cartórios de Registro de Imóveis da Comarca de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina

há 5 anos

O Novo Código de Processo Civil brasileiro, Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, em vigor desde o dia 18 de março de 2016 (CNJ), no seu artigo 1.071, ao modificar a Lei nº 6.015, de 13 de dezembro de 1973 – Lei de Registros Publicos (LRP), admitiu a possibilidade de pedido de reconhecimento extrajudicial da aquisição da propriedade por meio de usucapião, mediante procedimento administrativo perante o Cartório de Registro de Imóveis da Comarca em que estiver localizado o imóvel, a requerimento do interessado, devidamente representado por advogado.

De acordo com tais alterações, conforme artigo 216-A da LRP, o procedimento será instruído com (i) ata notarial lavrada por Tabelião; (ii) planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, como prova de anotação de responsabilidade técnica – ART , (iii) certidões negativas da situação do imóvel e domicílio do requerente; e (iv) documentação comprobatória de justo título, ou então, da origem, continuidade, natureza e tempo da posse.

Com efeito, após autuação do requerimento, ciência dos interessados, publicação de edital e realização de diligências complementares, se necessário, o Oficial de Registro de Imóveis registrará a aquisição da propriedade do imóvel por intermédio do procedimento administrativo de usucapião extrajudicial.

Em Florianópolis/SC, atualmente, existem 03 (três) Ofícios de Registro de Imóveis, cada um responsável por uma circunscrição definida legalmente, porém cada um possui algumas peculiaridades nos seus procedimentos administrativos, sendo que os valores (emolumentos, tributos e tarifas) são determinados e fixados, previamente, com base nas normas de regência.

Desta forma, considerando que boa parte dos imóveis da Capital Catarinense não possuem escritura e/ou matricula desmembrada/individualizada (direito real de propriedade), apenas e tão somente instrumentos particulares (direito pessoal/obrigacional inter partes), mostra-se de fundamental importância e de extrema relevância o instituto da usucapião extrajudicial, para regularização da aquisição de propriedade.

  • Publicações16
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações874
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usucapiao-extrajudicial-nos-cartorios-de-registro-de-imoveis-da-comarca-de-florianopolis-capital-do-estado-de-santa-catarina/679590041

Informações relacionadas

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Petição Busca de Bens - Bacenjud, Renajud e Infojud

Joao Francisco Martins dos Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Termo Aditivo simples ao Contrato Particular de Prestação de Serviços n. XX

José Carvalho, Advogado
Artigoshá 2 anos

Documentos Necessários para o Usucapião Extrajudicial (Check-List)

Helen Gomes, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Procuração para divórcio Extrajudicial

Marcela Camargo, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contrato Honorários Divórcio Extrajudicial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)